top of page

Como fazer uma boa prova: dicas de estudo


Não espere até a noite anterior à prova para estudar para ela. É importante estudar aos poucos – um dia após o outro. Por mais inteligente que você seja, leva tempo para o cérebro assimilar e gravar muitas informações. A menos que você tenha uma mente extremamente privilegiada – uma memória que, além de fotográfica, nunca se esquece de nada – você não reterá por muito tempo informações que assimilou em apenas algumas horas. Por outro lado, se você estudar um pouco todos os dias e revisar o que estudou nos dias anteriores, você não apenas compreenderá melhor a matéria, mas provavelmente se lembrará do que estudou por mais tempo e com mais facilidade.


As pesquisas demonstram que quem decora rapidamente também se esquece rapidamente do que decorou. Já a pessoa que assimila algo aos poucos se lembrará do que estudou por muito mais tempo.


Lembre-se: o material que você estuda no colégio não serve apenas para você passar de ano. Esse mesmo conteúdo será testado no Vestibular ou no Enem. Isso significa que se você se esquecer de quase tudo que aprendeu no colégio, terá de estudar praticamente tudo de novo antes de prestar o vestibular. Geralmente, os alunos que têm um bom desempenho no vestibular são aqueles que foram bons alunos no colégio. E o motivo disso é que é difícil aprender em um semestre ou um ano tudo que deveria ter sido aprendido durante os três anos de Ensino Médio. Portanto, estude não apenas para tirar boas notas no colégio, mas para assimilar e reter a matéria. Esse investimento de tempo e energia renderá bons frutos no futuro.


Muitos alunos acreditam que a melhor forma de eles lembrarem todo o material que será testado na prova é estudar na noite anterior. Dessa forma, não haverá tempo de eles se esquecerem do que estudaram. Isso não é uma boa estratégia, e não apenas pelos motivos mencionados acima. Em primeira lugar, você arrisca a possibilidade de estar muito cansado ou de não se sentir bem na noite antes da prova. Se isso ocorrer, você não terá tempo de estudar para ela. Em segundo lugar, você pode acabar descobrindo que precisará de muito mais horas do que imaginou para entender e assimilar todo o material.


Quando não dormimos bem, nosso cérebro não funciona tão bem. Por mais inteligente que você seja, seu desempenho será afetado se você não estiver bem descansado. Pense em um atleta: por melhor que ele seja, se ele não se alimentar bem e não dormir direito, não terá um desempenho tão bem em uma competição como poderia ter tido. Ele pode até vencer a competição, mas seu desempenho ficará abaixo de seu potencial. A falta de sono nos prejudica não apenas física, mas mentalmente também.


A noite anterior à prova é o momento certo para você revisar o material – não para estudá-lo. É importante enfatizar: os melhores alunos não são necessariamente os mais inteligentes, capazes e talentosos, e sim, aqueles que são disciplinados e estudam regularmente.


Na sala de aula, o aluno deve prestar bastante atenção ao professor quando este fala a respeito da prova. É possível que o professor ofereça dicas, mesmo não estando ciente disso. Às vezes o professor revela quais assuntos serão enfatizados na prova.


Lição de casa e séries de exercícios não são instrumentos de tortura utilizados por professores que desejam evitar que seus alunos desfrutem da vida. O professor dá lição de casa, trabalhos e séries de exercícios para que seus alunos assimilem o material ensinado. Na vida, aprende-se praticando! Uma coisa é estudar um conceito, outra coisa é entendê-lo e aplicá-lo para resolver um problema.


Ao fazer as lições de casa, você estará se preparando para a prova. Séries de exercícios são uma forma de você avaliar se compreendeu o material estudado. Encare isso como um favor: a forma de evitar que você tenha uma surpresa desagradável no dia da prova. Se você não fizer a lição de casa, ou copiá-la de algum colega, saiba que a única pessoa que se prejudicará é você mesmo. Mais cedo ou mais tar

O mesmo vale para as outras matérias. Conhecer um pouco a respeito da Segunda Guerra Mundial não significa que você saberia responder a uma questão dissertativa sobre como esse conflito mudou a realidade política no Brasil. Enquanto você estiver estudando para uma prova, tome nota das ideais principais, de dados e informações relevantes e das fórmulas. Esse resumo preparado por você será de grande utilidade, principalmente na noite anterior à prova e, se for possível, alguns minutos antes do início dela.de, você terá de demonstrar que compreendeu e assimilou o material – seja na prova, seja no vestibular.



Bem-Vindos!

Olá! Seja muito bem-vindo ao nosso blog. É um prazer receber os amigos, alunos, professores e todos que, juntos, acreditam no trabalho realizado por esta escola e, além disso, acreditam na Educação. É uma alegria tê-los conosco!

Sites Diversos

bottom of page