Blog do
"O que nos une é maior do que aquilo que nos separa."
E.E.B. Gertrud Aichinger
Biografia da Patronesse da Escola
Gertrud Hanelore Aichinger, enfermeira, intérprete e professora nasceu em Valparaíso no Chile em nove de abril de mil novecentos e vinte e quatro. Fez seus estudos básicos no Chile, de 1931 a 1938.
Em 1939 transferiu-se para a Alemanha.
Em 1943, durante a Segunda Grande Guerra, participou como membro ativo da escola de enfermagem da Cruz Vermelha em Dresden – Alemanha, onde se formou profissional em enfermagem. No final da guerra, foi intérprete, e dedicou árduo trabalho no Exército Militar.
Em fevereiro de 1946 casou-se com Ekkerard Aichinger, brasileiro, formado engenheiro mecânico em Hamburgo.
Chegando ao Brasil, em 1946, fixaram residência em São Paulo durante aproximadamente um ano.
Em 1955 foi professora de Inglês, Alemão e Desenho no Colégio Hamônia, no extinto Colégio Santa Catarina e na Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme, todos sediados em Ibirama - Santa Catarina.
Em ambiente próprio e equipado em sua residência, atendia gratuitamente os alunos que na escola não alcançavam o rendimento desejado. Sempre se dedicou a serviços comunitários, colocando suas qualidades e habilidades pessoais ao bem das pessoas da comunidade e lhes ministrava aulas e curso de Língua Estrangeira (Alemão e Inglês).
Seu espírito jovem, dinâmico e extrovertido dava-lhe a mais importante qualidade de mestre.
Com sua espontaneidade e segurança que lhe eram peculiares infundia harmonia, e bem estar em qualquer grupo de trabalho ou de lazer.
Trulita, como a chamavam, exerceu grande influência na Educação, no espírito e na consciência deste povo a quem se dedicou durante 19 anos.
Faleceu em vinte e dois de julho de mil novecentos e sessenta e oito, em Ibirama, quando estava prestes a colher os louros de sua vitória.