Seu lixo vale dinheiro?
Na terça feira dia 02/05 os alunos dos 2º anos participaram de uma palestra com o professor Willian da UDESC, com o título: Seu lixo vale dinheiro?
O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira. Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção. Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse pode ser reciclável ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Os principais destinos do lixo são para, lixões, aterros sanitários, compostagem, coleta seletiva, tratamentos especiais, cada um tem a sua finalidade e suas características.
Existe também a política dos 4 R’s: Recuperar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Ela consiste em que os consumidores possam rever o seu dia a dia e que comecem a tomar decisões mais ecológicas.